Quem somos

A TITÂNIA Educação, Arte, Cultura e Meio Ambiente é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2002 com o intuito de apoiar o projeto educacional, cultural e social da escola e produtora Arcos Digital Filmes. Ambas criaram o Projeto 5 Visões - Formação Técnica em Audiovisual, reconhecido pelo mercado e pela sociedade, tendo recebido diversos prêmios e indicações..

Titânia

A TITÂNIA - educação, arte, cultura e meio ambiente, declarada Utilidade Pública Municipal pela Lei 4932 de 26/11/2008, tem como finalidade promover a formação profissional, ética e artística de cidadãos; e formar mão de obra qualificada para o setor de cultura, comunicação e entretenimento. Em 2006 a Titânia firmou convênios com o FNDE e com a Secretaria do Audiovisual para a realização, respectivamente, do programa Escola de Fábrica e do projeto Afro en Foco (de valorização da cultura negra na América Latina). Desde 2007 tem realizado diversas parcerias com a Escolinha de Arte do Brasil, e foi selecionada pelo Edital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro com o projeto Cineclube Digital, reinaugurado em 2010. Depois disso outras duas edições do 5 Visões foram realizadas, com produção de curtas e montagem de uma CAVE de Realidade Virtual. Em 2013 criou o Cine Manguinhos, mais uma parceria com a Arcos Digital Filmes, projeto de difusão cinematográfica realizado no âmbito do Programa Favela Criativa, na Biblioteca Parque de Manguinhos, e de 2014 a 2016 fez a gestão e programação do cinema, equipado com 3D e som Dolby, empregando egressos do curso de Projecionista do P5V. Também aí foram realizados dois cursos de cinema gratuitos para as comunidades do entorno, produzindo um curta de ficção e um doc. Venceu a licitação do Edital Ocupação Criativa da Prefeitura em dez/14, e desde então trabalha na reforma da futura sede, a Casa Titânia, na Rua das Marrecas 43. Também venceu em 2016 a licitação da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro para elaboração do projeto executivo do LAB Rio Criativo, pertencente ao programa Usinas Digitais, do Governo Federal.

Arcos Digital Filmes

A Arcos Digital Filmes/Vídeo Fundição, inaugurada em 1990, promove cursos, workshops e oficinas ministrados por expoentes do segmento audiovisual. Desde então vem trabalhando permanentemente os eixos PRODUÇÃO, FORMAÇÃO e EXIBIÇÃO, em busca da auto-sustentabilidade. Mais de 8.000 pessoas já participaram dessas atividades, e muitas delas ingressaram e atuam com sucesso no mercado audiovisual.

A partir de 2007, em parceria com a Titânia – Educação, Arte e Meio Ambiente implementou o Projeto 5 Visões - Formação Técnica em Audiovisual, que já capacitou mais de 200 jovens nas profissões de Maquinista, Eletricista, Técnico de Som Direto, Câmera, Cenotécnico, Encarregado de Figurino, Maquiador de Caracterização e Técnico de Projeção..

A Arcos Digital Filmes/Vídeo Fundição recebeu os prêmios Tokyo Video Festival de 1992 e Medalha de Prata na Olimpíada de Vídeo da Escandinávia em 94 pelo curta Meninos , Eu Vi?, recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival Grandes Curtas de Pelotas com Um dia de Sorte, produzido na 1ª edição do 5 Visões, foi agraciado com a Margarida de Prata – CNBB pelo documentário Josué de Castro - Cidadão do Mundo, que co-produziu em 94 ao lado da Caliban, criou em 93 um curta para a campanha contra a fome organizada pelo sociólogo Betinho, O Milagre, que foi classificado para o Festival do Minuto, entre outras realizações.

Prêmios e indicações

Ficha técnica

Beto Moreira
Coordenação Geral e Conceito
Tatyana Paiva
Gestão e Conceito
Fernanda Schnoor
Coordenação de Conteúdo Complementar
Lolla Trindade
Coordenação Pedagógica
Rosângela Rosa
Consultoria Pedagógica
Márcio Câmara
Coordenador de Som Direto
Fabian Boal
Coordenador de Câmera
Adriano Luiz da Cunha
Coordenador de Projeção
Gerson Ribeiro
Coordenador de RV
Cristhianne Vassão
Programação Visual
Scriptorio Comunicação
Website
Eric Goldberg
Professor de Som Espacial
AC Junior
Professor de Fotografia
André Modesto
Professor de Efeitos Visuais
Felipe de Carvalho da Fonseca
Professor de Matemática
Heverton Sarah
Professor de Programação
e Motor de Jogos

Realização

Parceria

Patrocínio